Cerca de sete meses após o horrível e altamente monótono Lua Nova, segundo filme da Saga Crepúsculo, o terceiro filme da saga retorna com um ritmo melhor - muito menos arrastado do que a enrolação infinita de seu antecessor - histórias mais interessantes, momentos mais engraçados, cenas de romance de verdade - com beijos que se prezem - mais cenas de ação, - que foram boas, mas poderiam ter sido melhores - uma boa trilha sonora porém, os problemas já anteriormente existentes nos filmes da saga. A qualidade mediana das cenas de ação - que diga-se de passagem, poderiam ser melhores com todo o sucesso que os livros e os filmes estão fazendo e todo o lucro que isso gera - e a fraca atuação do trio principal.
Em Eclipse, Victoria está de volta à ativa buscando vingar o seu ex-parceiro James assassinando Bella. Enquanto isso, mortes e desaparecimentos misteriosos acontecem em Seattle, uma cidade vizinha à Forks e Bella tem que decidir de vez entre seu amor por Jacob ou Edward e quanto a permanecer humana ou virar vampira.
O filme começa com um humano sendo atacado e logo em seguida, parte para uma cena onde Bella e Edward estão sentados em um campo florido, na qual eles se beijam - provavelmente - mais vezes do que todos os beijos que deram em Crepúsculo e Lua Nova, sendo a primeira de algumas cenas de romance de verdade da saga, onde ambos realmente se beijam demonstrando química, paixão e o relacionamento existente entre ambos.
E por ai o filme vai, com cenas de romance entre Bella e Edward e Bella e Jacob, cenas hilárias, - principalmente as com o pai da Bella, e a cena em que Bella quebra a mão - de ação e algumas de um pouco de suspense. A história é melhor desenvolvida e em um ritmo menos parado do que nos outros dois filmes da saga. Quanto ao aproveitamento do contéudo do livro, também acho que aqui o aproveitamento foi melhor do que o dos outros dois filmes porém, houve a história da origem do conflito dos lobos e dos vampiros que cortou uma das melhores partes da história contida no livro, que é a origem dos lobos. Tirando isso, não tenho nada do que reclamar quanto aos cortes feitos do contéudo do livro.
Algo que foi criticado nos filmes anteriores foi o fato de algumas coisas da história ficarem mal representadas e explicadas, sendo assim mal entendidas por aqueles que não leram o livro. Para mim, fica difícil conseguir identificar tal defeito já que li todos os livros da saga antes de ver os filmes, mas há uma cena em Eclipse na qual Edward se refere à situação dos casos de Seattle dizendo que tudo apontava para "uma coisa". Coisa essa que no livro é identificada por Edward como algo específico e no filme Edward se refere a essa "coisa" somente como "uma coisa". Se deu para ficar subentendido o que essa "uma coisa" era ou não, eu não sei já que eu, por ter lido o livro entendi, mas poderia ter sido um diálogo melhor construído.
A trilha sonora continuou boa, contando com músicas mais alternativas como a trilha sonora de Lua Nova e o trabalho de direção de David Slade também ficou bom, contando com uma tonalidade mais escura que combinou muito bem com as cenas do filme.
Outro ponto positivo do filme é o fato de nele, outras personagens como Rosalie e Jasper ganharem mais espaç, encremetando a história, tornando-a mais interessante através dos flashbacks da história de ambas personagens, além dos flashbacks da história do confronto dos lobos com os vampiros o que foi bom mas, como já falei anteriormente, poderia ter sido melhor, explicando a origem dos próprios lobos como no livro.
Porém, há alguns pontos que fazem do filme, um filme bom. Por que sim, se não fossem esses pontos, o filme poderia ser muito melhor.
Os efeitos especiais do filme, estão bons, mas poderiam ter sido um pouco melhores. Os lobos ficaram bons mas os vampiros ao correrem continuam ficando com aquele borrão meio tosco. E as cenas de ação foram melhores do que a dos filmes anteriores e em maior quantidade, mas poderiam sim ter sido muito, muito melhores. Fica de exemplo a cena da luta entre o exército, os lobos e os Cullens que foi a cena de ação mais esperada do filme e acabou muito rapidamente, com os Cullens e os lobos matando todos os vampiros sem sofrer quase nenhum arranhão com exceção de um membro, no final da luta. Com certeza, contra um exército de vampiros recém-criados, era para os Cullens e os lobos terem apanhado um pouco antes de conseguir eliminar os vampiros tão depressa, o que deixaria a luta mais interessante, empolgante e equilibrada. E esses são dois pontos no qual a saga poderia apostar mais, que com certeza deixaria o filme melhor e o público mais satisfeito. E que com toda a certeza, não seriam coisas dificeis de se providenciar, já que o lucro gerado pelos filmes é imenso.
E a atuação do trio principal deixa a desejar novamente. Robert Pattinson continua fazendo sempre a mesma cara, com expressões forçadas que chegam a ser ridículas como a de algúem que chupou azedo e não gostou. A única atuação que me incomodou por inteira foi a dele. A atuação de Kristen Stweart continuou sendo neutra ou seja, aquela atuação que não é boa nem horrível. Afinal, Kristin Stweart já fez atuações parecidas em papeis diferentes. Ou seja, ela tem o seu jeito próprio de atuar, sem mudar muito sua atuação nos diferentes papéis que ela representa, mas como Bella, ela até que ficou boa. Quanto ao Taylor Lautner, não tenho muito o que reclamar a não ser da cara forçada de bad boy em algumas cenas. Peça a uma criança de cinco anos para fazer cara de mau. Agora tente você - se é que não tem a mínima habilidade em atuar - fazer o mesmo se olhando no espelho. Tosco, não? Ridiculamente forçado. Bom, ai está a cara de bad boy do ator. De resto, não há o que reclamarda atuação dele.
Como fã da saga, admito que gostei muito do filme mesmo que ele tenha sido um filme bom, e não um filme excelente. Mas deixei o meu lado de fã e o meu guilty pleasure de lado para analisar o filme como somente um outro filme qualquer, não a adaptação de um livro que eu gosto muito. E a conclusão a que eu cheguei é que ele poderia ter sido muito melhor com um pouco mais de qualidade nos efeitos especiais e nas cenas de ação e com uma atuação melhor do trio principal. E os pontos positivos não apresentam nada de surpreendente, não fazendo com que o filme seja uma das melhores histórias do mundo nem um dos filmes mais legais da história, mas consegue fazer com que seja um bom filme, que tem o suficiente para valer o ingresso, o tempo gasto assistindo-o e entreter bastante, sendo de longe o melhor dos atuais três filmes da saga.
Nota: 7,8