segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Crítica: Nikita - 1x02

Crítica:

Nikita 1x02 – 2.0


Click to view full size image


Dizem que quanto maior as expectativas, maior será a queda. E eu não tinha expectativa nenhuma com relação a essa série. Que bom que eu estava errado. E mesmo que eu estivesse cheio das expectativas, Nikita não poderia vir a ser uma queda.

O novo capítulo começa com Nikita a roubar arma de um comerciante, que tenta assassiná-la por conta da alta oferta que lhe foi feita pelo cadáver de Nikita. Com o homem em sua mira, Nikita faz um acordo no qual ambos saem vivos e ela consegue pegar a arma que ela queria. Logo após vemos a caso da semana que nos é apresentado nesse capítulo. Um criminoso de guerra chamado Mirko Dadich que após dois anos na cadeia, é libertado, contra a vontade do povo, através da influência da Division. Ao meio de uma população revoltada, gritos de protesto e a libertação de Mirko, vemos o mesmo sendo encoberto pela Division, escapando pelos fundos do prédio, enquanto um homem que finge ser ele é levado pela porta da frente com os policiais. Em meio à confusão, uma mulher loira percebe que havia alguma coisa de errado e localiza o verdadeiro Mirko, vendo que ele estava sob segurança, e desvia sua atenção para ele.

Depois, vemos Alex em seu duro treinamento na Division, um dos recrutas – Thom – que ela já havia conhecido no capítulo anterior ajudando-a e a recruta Jaden - com a qual ela arranjara briga - reprovando o ato do colega Thom de ajudá-la. Logo depois, vemos Mirko nas acomodações seguras da Division negociando material para fabricar bombas nucleares com o chefe da Division em troca de sua liberdade. Logo depois, vemos Nikita e Alex conversando pelo computador e logo após somos apresentado a um flashback que mostra parte do sombrio passado de Alex, aonde ela era uma viciada em drogas e ia compra-las mas acabava por quase ser abusada pelos traficantes, até Nikita chegar e salvá-la. Voltamos ao presente e vemos Alex sendo bem-sucedida em um treinamento da Division e mais uma vez, a insatisfação de Jaden com isso. Logo após, vemos Alex sendo ativada para uma “missão”. Ela teria que servir como garota de programa para satisfazer as necessidades de Mirko. Sendo assim, ela é mandada à agente da Division que prepara o visual dos recrutas e produz Alex – que não tinha idéia que teria que ser garota de programa em sua missão.


Click to view full size image


E ai, o capítulo continua. Vemos mais sobre o passado de Alex, onde Nikita a prende em uma sauna ambulante para poder salvá-la do vício das drogas enquanto Alex grita exaustivamente por conta da necessidade de se drogar, e vemos Nikita a conversar com Alex, compartilhar sua experiência e mostrar que ela também já passara pelo mesmo processo de desintoxicação, e que ela só estava fazendo isso para poder ajudar Alex. Vemos Alex resistindo às vontades de Mirko, pessoas revoltadas com os atos terroristas dele – inclusive a loira que nos foi apresentada no início do capítulo - invadindo o esconderijo da Division e metralhando tudo, querendo raptar Mirko por vingança e Nikita a salvar a vida de Alex e Michael – que também estava no esconderijo da Division para assegurar de que tudo daria certo.


Click to view full size image


Vemos o desenrolar da missão, ótimas cenas de ação, tiroteios, a Division saindo intacta de uma armadilha armada por Nikita para culpa-los de um tiroteio que havia acontecido no metrô e mais flashbacks entre ela e Alex, onde Alex se rebelava e questionava o porque Nikita estava a ajuda-la, e o porque dela não poder ir embora e fazer o que quiser com sua vida. Vimos que Nikita estava a ajudar Alex não só com o objetivo de recrutá-la. Vemos que ela faz isso pois gostaria que alguém também tivesse resgatado-a e obrigado-a a se livrar das drogas antes dela ter feito besteira com a vida dela.



No final do capítulo, Alex é avisada por Michael de que ela e Jaden, por conta da briga que ambas arrumaram e a destruição de propriedade acarretada pela mesma, teriam duas semanas para mostrarem uma melhora, caso contrário seriam canceladas do programa da Division. E remetemos novamente ao ponto alto do capítulos – os flashbacks. Vemos nesse, Alex desmaiada pelo uso de drogas farmacêuticas e Nikita a fazê-la beber algo para conscientizá-la. E uma Alex acabada que implora por ir embora ou até mesmo morrer, pois ela havia perdido todos que ela amava de sua vida e não tinha mais sentido em viver. Sendo assim, Nikita conta a verdade, dizendo que sabia de toda a história de Alex e sabia quem matou os pais delas – aparentemente, a Division – dizendo que ela tinha sim um motivo para sobreviver, e vemos Nikita a realizar um ato simbólico. Estender sua mão para levantar Alex. Tudo isso com uma música de fundo perfeita para criar o clímax da cena.



Nesse segundo capítulo, Nikita se firma como uma ótima série, que já tenho certeza que vou acompanhar. Aqui, a série explorou mais a sua carga dramática através dos flashbacks revelando-nos mais sobre o passado de Alex, de Nikita e a relação entre elas duas. Sem sombra de dúvida, apesar das cenas de ação, perseguição, aventura e tudo o mais, o que mais fez esse capítulo valer foi os flashbacks que nos revelou a história de Alex e a carga dramática dos mesmos. Mostrou que Nikita é uma pessoa boa que resgatou Alex e a ajudou, que também teve um passado bem conturbado. E veio mostrar que a série tem muito potencial para crescer cada vez mais, apresentando um excelente capítulo, melhor ainda que o piloto da série!


Nota: 8,9