quinta-feira, 26 de maio de 2011

Analisando a Fall Season - CW



Bom, agora que as emissoras americanas já se posicionaram com relação a quais séries vão cancelar, e quais serão seus pilotos novos, está na hora de analisar, não só as novas apostas para a próxima Fall Season, como também expressar meus desejos para a mesma, e expressar o que achei de toda a trajetória das estréias da Fall Season do ano passado até aqui, o momento onde as emissoras decidem se é vida ou morte. E hoje, começarei com uma emissora bem contraditória, a qual eu já fiz parte da imensidão de haters que se encontram mundo à fora prontos para criticá-la e viver a falar mal dela e suas séries - a maioria teens - o tempo todo. Falo, obviamente, da CW.

Como acabei de dizer, já fui de odiar a CW. O por quê? Pelo simples fato da mesma manter e já ter mantido séries ridículas, repletas de clichês já demasiadamente utilizados, sem qualidade nenhuma de roteiro, e com histórias completamente sem sal no ar. Falo, principalmente, das séries teens como Gossip Girl - que soube ser boa na primeira temporada, e desde então só começou a cair, chegando ao fundo do poço - 90210, Hellcats e mais antigamente Melrose Place. Existem também One Tree Hill, Supernatural e Smallville, três séries que começaram bem, mas foram "esticadas" durante tanto tempo pelo canal, que o roteiro começou a ficar sem inovações, exaustivo, e o nível das mesmas só foi caindo.

Hoje em dia, porém, a minha opinião com relação ao canal já mudou bastante. Por quê? Duas séries: The Vampire Diaries e, principalmente, Nikita.



The Vampire Diaries pois, apesar de ter uma parcela da atmosfera teen que amaldiçoa o canal e a qualidade duvidosa de suas séries, apresentou um roteiro com um nível de crescimento contínuo, cada vez maior e surpreendente e nos apresentou vários ganchos e histórias paralelas que conseguiram deixar nós, telespectadores, bem atentos à série, desenvolvendo e finalizando tais histórias de maneira extremamente satisfatória, sem nos decepcionar. Paralelamente ao crescimento do nível do roteiro, houve também o crescimento de várias personagens com destaque para Caroline e Damon, além do aumento do nível do elenco, principalmente por parte de Nina Dobrev (Elena/Katherine) e Candice Accola (Caroline) nessa segunda temporada. Como complemento a isso tudo, temos bons efeitos especiais, uma maravilhosa trilha sonora, uma mitologia bem construída e minuciosamente explorada e uma segunda temporada quase irretocável. Devo dizer que a série, que se fortaleceu muito principalmente a partir do sétimo capítulo da primeira temporada, quebrou a cara de muitos que tinham preconceito com relação à mesma pelo fato dela ser centrada em vampiros e ser da CW, e eu mesmo sou exemplo disso, que não tinha a mínima vontade de assisti-la por pensar que a mesma seria ridícula por esses motivos e, depois de muita insistência de uma amiga assiti e me viciei na série.



Nikita pois também era uma série que sofria e sofre muito preconceito - também pela minha parte - por ser mais um Remake da CW, que não costuma fazer trabalhos muito bons com seus remakes. Assim como The Vampire Diaries, a série quebrou a cara de todo mundo que tinha preconceito e deu uma chance - como eu - e sinto muito por quem está perdendo essa ótima série por conta de preconceito. A série é outra, que apresentou um crescimento no nível do roteiro impressionante, absurdo. Principalmente a partir do 6° capítulo dessa primeira temporada, que é quando a trama das Caixas Pretas é levantado, a série não para de melhorar e cada capítulo trás várias reviravoltas e cliffhangers, levando o telespecatador à loucura por ter que esperar uma semana até o capítulo seguinte. Devo dizer que é a série mais ousada e de ritmo mais acelerado que já vi pois só nessa primeira temporada, tivemos a formação de alguns casais, a morte de algumas personagens, e algumas reviravoltas impressionantes, que influenciam a história e o roteiro da série em grande nível. Enquanto isso, várias séries por ai enrolam várias temporadas para juntar alguns casais, enrolam e relutam muito antes de matar alguns personagens e ficam adiando demasiadamente o momento das reviravoltas que são prometidas ao telespectador. Além de ser ousada, ter uma ótima história que não para de melhorar, crescer e surpreender, Nikita conta com um elenco muito competente, cujas atuações são bem convincentes, uma direção de qualidade cinematográfica, ótimas cenas de ação bem-feitas, dramas de qualidade e sem enrolação e lenga lenga, e uma trilha sonora que nem sempre se faz presente, mas quando está lá, é em alto nível.

Contudo, não foi só The Vampire Diaries e Nikita que me fizeram mudar de opinião com relação à CW. Pelo que tenho visto, o canal têm tentado mudar a imagem que criou para si mesmo nos últimos anos. Ao exibir séries teens de baixa qualidade, repletas de clichês e muitas vezes com atores não muito bons e, ainda por cima, fazer campanhas apelativas e de jogo baixo para suas séries (como a de Gossip Girl que pode ser vista logo abaixo), a emissora construiu uma trajetória e uma imagem muito negativa, atraindo basicamente só o público teen, por não ser levada muito a sério pela maior parcela da audiência pelos motivos anteriormente citados.


Cartazes Promocionais da CW para a série Gossip Girl, muito criticados pelo Parents Council Television e mal vistos por todos por serem altamente apelativos.

Ultimamente, porém, com o surgimento e a renovação de Nikita, e o sinal verde para a produção de Ringer, o canal demonstra que quer parar de - aos poucos - exibir séries somente voltadas ao público adolescente, e passar a exibir séries mais bem-elaboradas com melhor qualidade de roteiro, séries dramáticas, com tramas mais bem-construídas que sejam levadas mais a sério e possam atingir o interesse de uma parcela maior da audiência. E essa primeira temporada de Nikita está ai para provar que, ao sair da sua zona de conforto e arriscar em algo novo, mais dramático e melhor elaborado, a CW fez bonito, conseguindo presentear-nos com uma das melhores séries da última Fall Season. The Vampire Diaries também é outra série que, embora tenha um pouco da atmosfera teen que tanto assombra o canal, cresceu bastante seja em nível de conteúdo, roteiro, elenco e qualidade, presenteando-nos também com uma segunda temporada quase perfeita.

O fato do canal estar apresentado séries com temporadas de qualidade superior às demais - The Vampire Diaries e Nikita - e estar apostando em séries que fujam do gênero adolescente - Ringer, que parece ser bem interessante e ter de tudo para ser excelente e Nikita, que é surpreendentemente fantástica - aumenta bastante a credibilidade do canal, e espero que Ringer venha a ser tão boa quanto ou melhor que Nikita e The Vampire Diaries e faça sucesso, para que o canal venha a nos presentear com mais séries de ótima qualidade e possa parar de exibir tantas séries teens, de qualidade baixissima, podendo aumentar sua credibilidade, melhorar sua audiência e sua imagem.

Com relação aos erros e aos acertos que eu acho que a emissora cometeu para a próxima Fall Season, são os seguintes:

Erros: ~> A Renovação de Gossip Girl e 90210, somados ao sinal verde para Hart of Dixie. Entendo que o canal, por ter um público em sua maioria teen, precisa manter parte de sua programação voltada para tal público. Porém, acho que somente duas séries desse gênero bastariam. Então, acho que a melhor opção seria cancelar Gossip Gir ou 90210 que já se tornaram exaustivas e têm piorado cada vez mais, para poder abrir espaço para uma nova - Hart of Dixie - que poderia ter uma qualidade maior, assim como uma audiência maior por ser novidade. Porém, caso o canal quisesse continuar com GG e 90210, que ele não encomendasse Hart of Dixie. Escolhendo alguma dessas duas alternativas, o canal conseguiria ainda manter algumas séries para agradar sua atual audiência e ao mesmo tempo abrir espaço para novas séries, de melhor qualidade e temas mais variados, que atraiam mais audiência.

~> A Renovação de One Tree Hill e Supernatural. Também entendo que o canal precisasse renovar séries como essas, que já fazem parte da programação do mesmo a um tempo e tem uma audiência estabelecida. Porém, são séries que já foram esticadas mais do que devia e já abaixaram muito o nível de qualidade. Sendo assim, o canal poderia cancelar uma das duas para abrir espaço para algo novo, que poderia trair mais audiência, críticas positivas e melhorar a imagem do canal.

Acertos: ~> A Renovação de Nikita e The Vampire Diaries. Ambas são indiscutivelmente as atuais melhores séries do canal, elogiadas pela crítica, ajudam a melhorar a imagem do mesmo, sendo que a segunda citada é a de melhor audiência, então seria obviamente renovada. Já Nikita, é uma série de alto custo de produção, e apresentava uma audiência boa se comparada às outras séries do canal, mas nem tanto se comparada ao seu custo elevado. Porém, se o canal cancelasse a mesma, muita gente, a crítica, e inclusive eu, iriam odiar o canal e cair em cima dele, o que iria prejudicar mais ainda sua imagem. Por isso, foi um ótimo acerto renová-la.

~> O cancelamento de Hellcats e Life Unexpected. Ambas são séries teens, de qualidade duvidosa que não estavam tendo muita audiência. Sendo canceladas, deram espaço para séries possivelmente melhores entrarem na programção.

~> A encomenda de Ringer e The Secret Circle. Ringer pois é outra série que foge do gênero adolescente e parece ser muito boa, podendo render bons frutos ao bolso e à imagem do canal. The Secret Circle pois é uma aposta de sucesso quase certa por ser considerada "irmã" de The Vampire Diaries, o que automaticamente lhe fornece uma boa base de audiência. Além disso, a sério é de Kevin Williamson que, se souber trabalhar nela tão bem quanto trabalhou em The Vampire Diaries, pode ser um ótimo produto televisivo, agradando desde a audiência teen à parte da crítica e do restante da audiência, como TVD.


Assim sendo, tudo indica que o canal, na medida do possível está tentando mudar o foco adolescente, que é exatamente o que o deixa em desvantagem em relação às outras emissoras. Vamos lembrar que as mudanças não podem ser drásticas pois se ele tirar do ar quase tudo que agrada a sua já existente audiência adolescente para apostar em coisas novas, caso essas apostas não dêem certo, o canal pode perder toda a audiência de uma só vez sem conseguir chamar a atenção de outras parcelas da população e se afundar num buraco pior ainda. Por isso, vamos ser pacientes, torcer para que as séries diferenciadas das adolescente façam sucesso e dêem certo, torcer para que o canal possa ter prosperidade nessa Fall Season e consiga se livrar de ainda mais séries demasiadamente duradouras e de séries adolescentes de qualidade ruim, abrindo espaço para coisas novas e melhores.

E vocês, o que acharam da CW na Fall Season do ano passado para esse ano, e o que acharam das apostas dela para a próxima Fall Season? Quais são seus desejos e palpites?! Não deixem de comentar!


quarta-feira, 25 de maio de 2011

CW lança preview das séries inéditas Ringer e The Secret Circle!

Quando a CW lançou os curtíssimos promos de Ringer e The Secret Circle, eu estranhei bastante já que enquanto todas as emissoras estavam lançando previews de dois a quatro minutos de duração, a CW lançou promos de poucos segundos dessas duas séries. Pouco tardou, ela lançou dessa vez um preview de três minutos para Ringer e outro de seis minutos para The Secret Circle, os quais você pode conferir abaixo!


Ringer


Estrelada por Sarah Michelle Gellar (Buffy), a série conta a história de Bridget, uma ex-drogada que após anos sem ver sua irmã gêmea Siobhan, a reencontra e presencia o suicídio da mesma, resolvendo posar como sua irmã após sua morte, vendo nisso a oportunidade de ter uma vida normal, fugindo dos problemas que ela tinha com a máfia. Reviravoltas acontecem, porém, quando Bridget descobre segredos obscuros de Siobhan que também acabam colocando-a em encruzilhadas e situações difíceis, as quais ela nem imaginava.

Minha opinião: Já tinha me animado só de ver o promo de alguns segundos da série. Esse preview me deixou extremamente animado e ansioso pela estréia da mesma, já que mostrou muito mais da história, e gostei muito do que foi apresentado, gostei do trabalho de Gellar, que já estava afastada da TV a anos, e acho que a história pode render ótimos storylines.





The Secret Circle



The Secret Circle, série que se passa no mesmo universo de The Vampire Diaries - inclusive tendo o mesmo criador e produtor, Kevin Williamson - só que centrada nas bruxas, conta a história de Cassey, que após a morte de sua mãe, retorna para a cidade onde a mesma cresceu, descobrindo que não só sua mãe era uma bruxa, como ela também é uma. Agora, ela se junta a um grupo de cinco bruxos, com o desejo de unir suas forças para aprender mais sobre o que são capazes de fazer e aprimorar a técnica de cada um para a magia.

Minha Opinião: Assim como muitas outras pessoas, havia me interessado nessa série pelo fato dela se passar no mesmo universo de TVD e ser criada pelo Kevin Williamson. O preview abaixo é todo do primeiro capítulo, e devo dizer que a impressão que o mesmo me deixou, é de que provavelmente, o início da série vai ser como o de TVD, bem devagar. Por outro lado, a preview já mostra que diferente de TVD, nós já vamos saber de algumas intrigas e ganchos para futuros arcos logo no primeiro capítulo. Apesar de ter essa impressão de que o início poderá ser lento, boto fé na série, acho que dos mistérios apresentados podem sair boas histórias e afinal... É Kevin Williamson né... Depois de tudo que ele fez em TVD ele merece essa confiança!




E vocês, o que acharam! Pretendem conferir alguma das duas?! Comentem!


CCBF Reativado!

O Cultura Can Be Fun, após oito meses inativo, volta a trazer novidades, críticas e informações de músicas, filmes, séries e muito mais! Com um novo design, a criação de novas colunas e a integração de muito mais interatividade, dessa vez, o CCBF estará de volta melhor que nunca, e pra ficar! Por isso, não deixe de continuar acessando, de comentar as postagens, votar nas enquetes e divulgar o blog! ;)